Um cantinho de sonho...como o meu.Um dia!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Velharias viram banqueta com ar de " vintage"

Na caixinha de costura está hoje:
 Retalhos de tecido muito velho  do baú da avó Lili , um banco muito artesanal achado na reciclagem ,espuma e um pouco de imaginação:
              Banqueta repousa pés para lá de "vintage"
 Um dia deste estava a olhar para este "banquinho" pousa pés que resgatei da reciclagem  há um ano ou dois com idéias de o forrar e lhe dar um ar mais apresentável para o colocar na sala em frente ao sofá grande.
Mas o tempo foi passando andava pelos cantos e nada de lhe dar um jeito.
Um dia pego num resto de espuma ,na faca de serrinha ,foi a coisa que melhor achei para a cortar à medida , nuns retalhos de  tecido que estava guardado no "baú  dos esquecidos "da minha sogra ,já muito puído  e nuns restos de ganga para forrar a espuma e mãos à obra a ver no que dá.
 Forrei a espuma com bocados de ganga unidos a fazer de almofadão.
Deixei um pouco mais largo que o "banquinho" pois era para lhe colocar algo para o prender à madeira  e forrar com o tecido estampado depois.
No final ficou só um genero de pano/capa por cima do almofadão ,solta com folho para tapar os pés de madeira,pois percebi que para tirar e por para lavar a toda hora , ficar à prova de pés , miúdas e cadelas não era resistente o suficiente.
O retalho era muito pequeno ,ainda fiz uma emenda disfarçada ,mas adoro o seu estampado: cenas de antigamente com cavalos e carroças em castanho e laranja ,muito rural e muito antigo mesmo,não o posso estrafegar muito senão já era .

Resultado uma linda e muito original antiquissíma banqueta repousa pés a embelezar a minha sala ,com cores de acordo com a decoração num padrão muito especial para mim .
Quando se estragar troco por outra capa  mais bem feitinha ,talvez em crochet ou assim ,o que vier no momento .
 Um tesourinho   a menos no baú do esquecimento  e mais  um  "novo" detalhe   vintage  feito por mim ,cá para casa.

Esta banqueta é muito utilizada e dá um jeitão ,mas leva a maior parte do tempo só com o forro estampado(menos mal...) pois o almofadão anda sempre num virote de um lado para o outro debaixo dos joelhos/rabiosque da princesa que o usa como banquinho na mesa do centro nas pinturas e a ver televisão.
Ainda bem que o forrei com ganga ,olha se fosse com o outro tecido já "não era".
Cabecinha pensadoira...
Tenho mesmo que o prender -colar ao banco um dia destes.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Primeiras mantinhas de retalhos feitos por mim

Na caixinha de costura está hoje:

Duas mantinhas de retalhos tipo patchwork (muito mal feitinho )pois foi sem medidas e à sorte,juntando à maquina um retalho ao outro sucessivamente.
Uns batem certo outros quase mas no fim fiquei super radiante com a minha obra prima.E a princesa aproveitou logo para usar a sua nova manta como pano de tenda ,pois.
Ela e as cabanas ou acampamentos na sala.
 Detalhe da segunda manta feita com restos de tecidos ,onde inclui alguns retalhos de roupa da Princesa quando era mais pequena e do muda fraldas entre outros na frente.
 Na parte de trás aproveitei um edredon cobertura da cama de grades assim como o enchimento do mesmo e um pouco de drakalon.Esta ficou muito mais fofinha e a princesa não a larga .
Tem o 2 bolsinhos com a Minnie de uma camisa dela 3/4 ,onde guarda as suas Hello Kittys  à noite.
A Emmie também já lhe fez o teste de qualidade e umas belas sonecas, mas  ainda não a mordeu ...vamos ver se escapa.
 Aqui dobrada e um pequeno detalhe dos cortinados do quarto da irmã quando era pequena e que também foram dela.
 A primeira mantinha ,totalmente ao calhas com restos de lençóis da cama de bébé da princesa e mistura de outros retalhos que tinha guardados.
 Dobradinha e pronta a usar ou quase...
Na 1ª mantinha não coloquei enchimento  com drakalon ,só pus uma pequena camada de tecido.


A caixinha está andando devagarinho mas não totalmente parada.
Como me propus o objectivo de até aos 50 anos dar conta de tudo o que é  linha e tecido  que anda cá por casa e arrecadação,creio que vamos no bom caminho...lol

Um dia destes ao dar volta aos sacos e saquinhos que tinha na varanda deu-me um ataque de costuramania e desde então pouco tenho parado.
Aos poucos vou colocando aqui fotos das minhas mais recentes obras de arte que vou inventado para ocupar o tempo e gastar mais um pouco dos " trapos "que se  arrastam  por aqui há que anos para aproveitar um dia.
Tal foi a "pancada" que já foi substituida a correia da maquina ,ainda tinha a de origem anos 90,e uma das peças está partida ,aguardo que a senhora da Singer acabe as férias para ver o que posso fazer , entretanto o maridão lá vai dando um jeito á martelada claro volta e meia...lol
Estou tão entusiasmada com estas coisinhas que quando puder vou comprar uma tesoura e uma regua ou kit basico de patchwork para a minha caixinha,pois as minhas mãos não aguentam tanto corte e recorte assim.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Na caixinha de costura está hoje:
Parada!
É mesmo .Não tenho feito praticamente nada ,uma bainha aqui ,um botão acolá e pouco mais.A máquina está aberta ,os tecidos no cesto em cima dela e vontade nenhuma...E um dia destes deu-me para trazer da cave um monte de sacos com tralhas para novas " criações artisticas".Projectos...
Bem na verdade já fiz as capas para as cadeiras  da cozinha" estilizadas"pela Emmie e até fiz a capa do assento de uma delas,só faltam as outras 3 e o resto...cortinados ,toalha mesa e afins.
Aquela bicha preguiçosa anda aqui enrolada de tal modo ...
 
E como a fase agora tem sido a da muita leitura ,aqui fica a foto dos livrinhos que comprei no Lidl já algum tempo e mais um pouco de ajuda teorica ...que a prática anda mesmo calona.
Tenho a  camisola da M quase pronta ,é de algodão em renda ,boa de fazer neste tempo ,ela está quase a fazer anos e não lhe pego faz tempo...
   Ah antes que me esqueça a Emmie também já deu um New Look as mantinhas antigas que ganhei da avó Lili e postei aqui, nos sofás da sala.
Um estilo bem arejado.Eram antigas em idade mas nunca foram utilizadas. Agora  estão na moda mesmo ,velhas e rotas!

sábado, 28 de maio de 2011

Vestido que vira saia para a princesa

Na caixinha de costura está hoje:

Continuando a reaproveitar roupas que já não servem à princesa,peguei neste lindo vestido ,que eu adoro o padrão , depois de ter passado a túnica para usar com leggings  ,pois é de medida 5-6 anos ,antes de o por de lado para passar para a netinha  ,pensei em transformar -lo numa saia ,pois o corte favorecia o comprimento que era necessário para a tal.


Assim nada mais simples ,que cortar o cabeção do vestido ,fazer uma pequena bainha na cintura e colocar um elástico ,e em menos de 10 m uma linda saia pronta a ser bastante usada pela princesa e pela pipoca  mais tarde,pois assim também serve para ambas.
Reduzir,reciclar e reapoveitar ,quem não se lembra dos 3 famosos Rs que cada vez maiz fazem parte dos nossos dias.
Mais uma aventura com resultado positivo ...bom fim de semana para todas.

domingo, 22 de maio de 2011

Camisolas,fraldas de pano ou lençõis de bébé transformadas em calções lindos

Na caixinha de costura está hoje:
 Mais umas aventuras ao reaproveitar camisolas que a S não veste para fazer calções para dormir ou andar por casa.
 Tinha duas fraldas lindas bordadas ,que a minha mãe me deu para aproveitar.
Eram de menino e os desenhos uma fofura,até tinham um D do segundo nome da Princesa ,andei a ver e que fazer com elas.
 A idéia inicial era aproveitar para umas almofadas ,como tenho previsto para as que guardei da S e e que não foram para a netinha.
Uma aventura a mostrar mais tarde...

 Mas depois ...e porque não usar este tecido tão suave e fresquinho e por novamente a pirralha a andar de fraldas ???!!
 Assim com um pouco de tecido duma outra fralda com bonequinhos ,pois não chegava para dar o tamanho pretendido , as ovelhinhas e os dinosauros foram reaproveitados e agora fazem parte dos sonhos de uma linda princesa que adorou os bordados.
 Aqui  o exemplo de uma camisola a ser transformada.

Esta  ganhei numa embalagem de Skip , em tempos,mas a princesa não gostava dela e andava pelas gavetas.
 Este é o modo que uso de as cortar ,e assim aproveitar ao máximo o tecido.
 Duas pernocas prontas a serem unidas e virarem uns lindos e originais calções,vejam que aproveitei a bainha de baixo da camisola e assim não é necessário fazer-la  nas pernas.
 As duas partes prontas a serem unidas ,meio primeiro ,depois laterais e finalmente as pernas .
 Uma bainha no cós um pouco de elástico à medida e  já está  mais um par de calções lindos ,com efeito de bolso na lateral.
Estes vão direitinhos para a netinha ,que é fã do Sporting e cujo tamanho é o ideal para ela.
 E como a avó aqui é muito boa desportista fez outros para o Martim da cor do club do primo da netinha.
Estou ansiosa para que a filhota os possa vir buscar para ver se lhes ficam mesmo bem.
Adorei fazer estes miminhos....mesmo.
 Mais um tecido posto à prova .Um lençol de alcofa de bebé ,um pouco de imaginação e transformam-se  nuns calções bem fresquinhos e largos ,tipo saia ,que a princesa adorou.
E a minha princesa com os seus novos pijamas que não larga e adora.
Tenho andado muito entretida em trabalhos de bastidores ,cortando tecidos para fazer novas peças com ideias de renovar e transformar pequenas coisas em miminhos utéis e fofos .
Poupasse dinheiro e matéria prima ,agradece o ambiente e as meninas que ganham os mininhos  também e eu fico deliciada ao fazer estas cositas.
Já estão muitos outros projectos na manga a aguardar...e mais dislates.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa Feliz

Na caixinha de costura está hoje:


Só para vos desejar uns bons dias de descanso  partilhados com familiares e amigos,muita comida boa e fantásticos momentos ,com muito carinho ,paz e um pouco de sol também dava um jeitão...não era...??!!
Uma Santa e Feliz Páscoa muito abençoada a cada uma de vós ,minhas queridas, e muito obrigado por me aturarem...hehe.

Eu por estes dias estarei algures por aqui:
  em sonhos....

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Pormenores e Dislates aqui por casa para a Páscoa

Na caixinha de costura está hoje:
Pequenos pormenores da minha decoração para a Páscoa,umas velas em forma de ovos e galinhas que andavam perdidas pela arrecadação,heranças de outros tempos.
Botei ums ovos e umas galinhas de cera claro ,numa queijeira  junto às minha garrafas de vidro do Gato Preto e voilá ...temos uma decoração muito simples e original para o nosso aparador da sala em época de Páscoa.


  Na entrada um castiçal com duas das velas da sala ,um pássaro e uma galinha ,compradas recentemente ,pois achei um mimo, e mais um pormenor para a quadra festiva.

Pensei colocar uma taçinha com amêndoas mas era muita tentação ,para a gata que levava a vida a brincar com elas e jogar ao chão ,como nos anos anteriores ,  e para a gulosa master da casa que não resiste e leva o tempo a depenicar nelas.
Não...não é uma das filhotas ...é a mãe mesmo!
Esta caixinha comprei ontem no Lidil para me aventurar com as filhotas em crafts e miminhos para nos entertermo-nos me aventurar num pequeno trabalho com feltro.
Vamos ver no que dá.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Pegas novas para a cozinha de tecido reciclado

Na caixinha de costura está hoje:
Os restos das camisolas do supermecado ,que aproveitei para fazer o pijama da Princesa ,pensei usar  para fazer o enchimento de umas pegas para a minha cozinha.
É que desde que a Emmie para cá veio não dou conta de panos da loiça e pegas ,que ela estraga a toda a hora.
E percebi que se tiverem aquele enchimento de espuma ainda lhe sabe melhor.
Aqui está o tecido com a publicidade a fazer de enchimento ,para fora usei também reciclando o tecido das antigas forras das cadeiras em verde e preto,pus um na frente e outro no verso .
 Cosi tudo junto ,aparei os restos e coloquei o vivo de debrum que as mesmas traziam ,depois de descosido e ajustado à medida.
Usei 2 capas ,uma de cada cor.

E mais 2 novos conjuntos de pegas lindas para a minha cozinha.Com pouco trabalho ,nenhum gasto( só de luz  na máquina e ferro...lol),aproveitei algo que não servia e diverti-me imenso.
A minha mãe é que faz imensas pegas,panos e afins com restinhos de tudo e mais alguma coisa ,estamos sempre fornecidas,e as amigas dela lá levam umas de oferta ,de vez em quando .
Mas estas são especiais ,foram feitas por mim...lol
Mais uma aventura com final feliz...venha a próxima!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pijama de Verão para a Princesa -Reciclar roupas usadas

 Na Caixinha de Costura está hoje:

 Hoje andei inventado e reciclando ao mesmo tempo.
Ao dar uma volta na roupa do ano passado que pudesse aproveitar para a S ,dei conta que lhe faltavam mais uns pijaminhas fresquinhos e que tinha 4 ou 5 t-shirts que ela nunca vestiria pelos desenhos ou cores e afins,são t-shirts de publicidade ,ganhas num supermecado ou nalgum passatempo algures.
Tirei e coloquei num saco  junto com outras peças de roupa que por um motivo ou outrotambém não vamos mais vestir .
E ficaram a aguardar...melhores dias.
Estava a  cá a magicar como faria se aproveita-se algumas dessas peças e fizesse um pijama .
Peguei numa saída de banho ,que ninguém mais quer e 2 blusas de um tal supermercado  e pensei vamos ver o que dá .
Se a coisa der para o torto pelo menos não se estraga nada de importante.




 Fiz um molde meio a olho ,com a ajuda de uns calções  de pijama da princesa ,passei para papel vegetal ,cortei o tecido que queria e as camisolas de modo a aproveitar só a parte branca e nada de publicidade,pois o tecido azul não dava para fazer todo o conjunto.
Enrolei o que sobrou já com outra idéia em mente e fiz-me à maria costureira a todo o vapor ,sem alinhavos nem nada .
Tudo a eito ligeiro e depressa ...queria ver logo o resultado.



De tempos a tempos tinha que dar um jeitinho e exprimentar na minha modelo favorita.
Ela ficou meio na dúvida,pois era azul ,não cor de rosa ou assim.
Gostava da idéia mas não muito da escolha.
O pai falou que era como a Lilo ,a princesa havaina,em azul ,logo respondeu que a Lilo Stitch usava era uma saia não calções.
Eu argumentei que para dormir era mais pratico que uma saia ,e sugeri que escolhesse uns botões ao seu gosto que eu colocava para dar mais um ar fashion.
Lá lhe dei a volta com esta e escolheu uma joanhinha e uma flor em rosa que apliquei bem na frente,ainda pensei  apanhar as alçinhas com botões ,mas não achei prático e ela não gostou do lacinho a atar que tinha posto antes.




E eis que surge um lindo pijama de top e calções bem fresquinho ,mais ou menos bem feito ,pois a costureira só se ajeita,com o reaproveitamento de peças que não seriam mais usadas.
Bom ,bonito e barato  para os sonhos "Azuis" havaianos da minha princesa neste Verão.
Fiquei tão contente com a minha aventura que já estou a magicar outras mais ,com tecidos mais bonitos ,mais do agrado da S ,rosa ,flores e afins e material de certeza que não me falta .
Agora vou cuscar nas minhas Kangalhadas/Trapos e procurar um tecido lindão para a minha boneca C.

Pois que eu tento reaproveitar tudo e mais alguma coisa ,ou não seja eu mãe Kanga hehehe
(sempre com alguma kangalhada no bolso e muitas idéias aos pulos na cabeça )

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A minha maria Oliva-fiel amiga

Na caixinha de costura está hoje:
A minha máquina de Costura  que andou perdida pela marquise .
Inicialmente estava num canto na sala ,mas cada vez que precisava coser alguma coisa tinha que andar as voltas e a sala ficava num caos.Quando pintamos a sala recambiei-a para a marquise ,com muita luz e espaço para fazer bagunça à vontade ,e aí ficou este tempo todo.
Mas durante o inverno não dava jeito coser lá pelo frio e pouca luz ,então o monte de coisinhas para dar uns pontos e e caixinhas com tecidos para novos " projectos" foi aumentando.Assim no fim de semana ,perdi a preguiça e trouxe-a para a cozinha .
Deu para dar um jeito num monte de peças de roupa que precisavam de um retoque,e ainda para me aventurar a modificar o cortinado da cozinha com um tecido que a minha mãe me deu. Em tempos tirei o estore de metal verde e coloquei um cortinado rendado simples que sobrou da cortina da marquise dela e ficou  que nem ginjas na minha janela ,mas era muito transparente . Então a boa da mãezinha andou às voltas nas suas tralhas e lá encontrou mais um pouco de tecido aos quadrados verdes e brancos ,eu achei logo que servia e dava um aspecto bem rústico á minha cozinha.A modos que agora ando numa de remodelação e reaproveitamento  para  as cadeiras,janela e mesa da cozinha,se o tecido der para tudo ...pois.
Até já tenho a linha de fabrico feita ,a maquina e a tabua de passar a ferro lado a lado ,parece uma linha de montagem...lol, mas dá imenso jeito assim.

domingo, 27 de março de 2011

Mantas de trapo herdadas este fim de semana.



Na caixinha de costura está hoje:
 Estas bem antigas e lindas mantas de trapo ,feitas no tear  que foram do tempo da avó do meu marido ,e agora gentilmente dadas pela minha sogra .Foram trazidas  no fim de semana da sua casa de familía na Serra Algarvia , e agora lavadinhas estão a fazer um vistão na minha sala.
Ganhei 4 ,mas 1 está guardada para fazer as delicias da filhota T ,que também gosta destas coisinhas bem velhotas.Já estou a imaginar a minha netinha  se rebolando tal como a tia na mantinha da trisavó emprestada. 

São as melhores coberturas de  sofás  para casas com bichanas mimadas ,que não perdem uma soneca nos sofás.
Não se enrolam nem escorregam facilmente,resistem às nódoas ou não se notam muito  e outros ataques ,daí não se precisam de mudar a toda a hora,assim o espero.
 Resistentes  a meninas malandras que  neles se rebolam  e a todo o momento  saltam de um  sofá para o outro que nem macaquinhas.
 E para  a cadela e gata  bandidas que ocupam o meu velho  cadeirão preferido,mal me descuido ,onde levo horas  a tricotar ou a ler,que nunca pára arrumado ,sempre cheio de pêlos e numa fona não poderia arranjar protecção mais adequada.
 Aqui estão secando  algumas sacas de estopa de linho ,antigamente usadas para guardar o trigo da colheita ,e que a minha sogra resgatou do velho palheiro . Estavam cheias de mofo  ou roidas pelos ratos durante os anos de abandono,mas ainda deu para recuperar meia dúzia  delas
A minha ideia é tentar fazer uns" belos "tapetes  ,recuperando os pedaços bons e reciclar este valioso tecido que já não se fabrica.
Mas por enquanto penso que  vão ter  mesmo é que  levar muitos banhos de agua,detergente e sol ,para se  verem  livres do imenso cheiro a bafio que lhes está entranhado.lol
Mas vale a pena  ...garanto .Para mim são verdadeiros tesouros.Obrigada Bom Deus

Só espero que a a cadelita não se lembre de lhe afincar os dentes como faz a tudo o resto! ...

sexta-feira, 25 de março de 2011

Mais cachecol muito especial em andamento:Vermelho e Branco


Na caixinha de costura está hoje:
A M pediu que lhe fizesse um cachecol vermelho e branco com motivos de Natal ou assim.
Escolheu o motivo que mais lhe agradou ,estas amorosas Renas.
Como era muito mais fácil para mim ,decidi bordar por cima da malha,coisa que já não fazia há anos luz.
(Bordei muitos peitilhos e blusas para bebé para uma senhora a quem a minha mãe cosia malhas,era o meu "trabalho" e forma de ganhar alguns escuditos naquele tempo)
Aqui o resultado depois de bordadas as duas renas.Gostei imenso de ver este motivo tão simples.

Agora só falta coser um forro que anda para ali esperando faz semanas,para evitar que encaracole tanto e tapar o avesso do bordado que não ficou grande coisa...pois...pois ,aproveitando uma sugestão de um site com casos desesperantes como este e  dar o retoque final.
mostro quando estiver prontinho...a ver se ainda a tempo de a M usar neste Natal!

domingo, 13 de março de 2011

Prontinho-Casaco tricot para mim

Na caixinha de costura está hoje:
Ora aqui está o meu novo casaco de tricot depois de muitos anos sem pegar nas agulhas para fazer algo para mim.
Ficou assim ,assim com um pouco de treino acerto nas medidas para a próxima.
Primeiro comecei com as malhas  que a senhora da Brancal me aconselhou_74- e achei muito largo para mim,depois desfiz e refiz novamente com apenas 66,muito melhor,as mangas também não estão ao meu agrado ,foram feitas e cosidas ,muito arrepanhadas achei,depois pensei  tricotar   apartir das malhas das costas e frentes ,e ir matando sempre até ao fim,  e ficou mesmo assim.E talvez com agulhas 6 ou 7 ficasse melhor,não com as 8...
Mas ficou pronto e isso é que importa.E bem quentinho que é.
(fio arco-iris da Brancal 50%lã-50%...)

terça-feira, 8 de março de 2011

Nas agulhas:casaco tricot para mim

Na caixinha de costura está hoje:
Um casaco de tricot com lã matizada em tons de azul e cinza comprada há dias na Brancal do Barreiro e agulhas nº 8.
Está sendo tricotado a olho e aos poucos ,pois como estou com um daqueles ataques de alergias não dá quase para manter os olhos abertos e o nariz sem pingar.
Estou nas mangas e com algumas dificuldades nos acrescentos,o que dá em  fazer sem modelo,mas vamos ver no que  resulta o faz e desmancha...
Já há muito tempo que não faço nada para mim e gostei  tanto do efeito desta lã ,que não resisti,mas comprado feito seria muito mais barato .A lã está a preço de ouro...mesmo

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tapete Arraiolos

Na caixinha de costura está hoje:
Este foi o meu primeiro trabalho em arraiolos ,já bem velhinho.
Esteve pendurado na parede da minha sala na casa antiga ,depois foi esquecido na arrecadação e agora foi recuperado para o meu lado da cama no quarto.
Já sobreviveu a ataques de gatos ,cães e meninas mas tem sido bem resistente,só com um ou outro puxão na franja.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Mais 2 belos cachecóis em tricot e crochet,muito simples

Na caixinha de costura está hoje:
 Aqui um conjunto de cachecol e gorro para a S. já iniciado no ano passado .
Depois surgiu um pequeno problema por parte da S:não sou lá  muito de usar gorro na cabeça ,(verdade pois nem os da Hanna Montana ,Kitty e afins ,ela põe mesmo nos dias mais frios) e o cachecol está muito comprido,chegava aos pés,dizia.
 Pensei um pouco e problema resolvido da melhor maneira.
Desmanchei o gorro e um pouco do cachecol dela e fiz outro  para  mim crochet com agulha 12 e um  ponto alto simples,para ficar bem  fofinho e porque também não tinha muita lã.
E assim  ficaram 2  simples ,lindos e bem quentinhos cachecóis para a filha e para a mãe.

Cachecol tricot em Tons da Azul 02-11

Na caixinha de costura está hoje:



 Um pequeno cachecol que andei tricotando estes dias.
Comprei  esta lã na Retrosaria da Joana  ,muito macia ,trabalha-se bem e faz um belo efeito de cores  em azul e um pouco de cinza.
Agulhas 10 para despachar e baguinho de arroz para dar um ar de  graça .
(Mas vou comprar umas agulhas 10 circulares pois estas cansam muito os meus braços)
Nem cheguei a utilizar o outro novelo ,pois achei que estava bom assim,não gosto muito comprido ,também sou meia leca,e assim posso trocar o novelo por um outro para fazer mais qualquer coisita.
Boa ...hem!.


Olha ele aqui tão bonito,vou usar assim dobrado ao meio .Ficou bem fofinho.